A braquioplastia, ou lifting de braço, reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo e remodela o braço, deixando a pele mais lisa e com contornos suaves. O resultado é uma aparência tonificada.
É o procedimento cirúrgico para retirada de excesso de pele e flacidez nos braços (na área que vai da axila ao cotovelo).
2. Para quem a cirurgia é indicada?
É indicada para aqueles pacientes que apresentam flacidez nos braços após perder muito peso ou devido às mudanças corporais características do envelhecimento.
3. Quanto tempo dura a cirurgia e qual é o tempo de internação?
A cirurgia dura de duas a quatro horas, dependendo da quantidade e extensão do excesso de pele a ser retirado, e o período de internação é de 24 horas. Variações de tempo podem ocorrer dependendo de cada caso.
4. Lipo no braço ou braquioplastia?
O médico irá identificar se há excesso de flacidez, nesse caso o indicado é a braquioplastia. A lipo é recomendada quando houver excesso de gordura. Os dois procedimentos podem ser associados.
5. A braquioplastia deixa a cicatriz aparente?
Para casos de pouca flacidez é realizada apenas uma pequena incisão na região da axila, por onde o cirurgião consegue puxar o excesso de pele. Quando há grande excesso de pele a cicatriz é vertical e se estende pelo braço.
6. A cicatriz pode diminuir com o tempo?
A cicatriz se tornará mais clara e menos consistente com o tempo. Vale lembrar que há cirurgia para refinar a cicatriz, caso o resultado final cause incômodo.
7. Como é o pós-operatório?
É necessário evitar esforço físico em um período de 21 dias, usar malha compressiva por um mês, evitar movimentos intensos com os braços, assim como carregar peso. Também é importante realizar drenagem linfática e evitar exposição ao sol.
8. Quando o paciente pode voltar às atividades comuns?
Geralmente duas semanas após o procedimento já é possível fazer atividades leves.
9. Depois de quanto tempo é possível praticar atividade física?
É indicado que os pacientes esperem, pelo menos, dois meses para praticar atividades físicas. Esse período pode variar de acordo com a recomendação médica.