Conheça os 3 principais benefícios da rinoplastia!

O nariz é a parte externa do sistema respiratório e constitui a principal passagem de ar para dentro e fora dos pulmões. Além disso, é o ponto central de harmonia da face. No entanto, muitas pessoas não gostam da aparência do próprio nariz ou têm problemas respiratórios relacionados à parte estrutural das narinas.

Nesses casos, a rinoplastia é a principal solução recomendada. Trata-se de uma cirurgia plástica, cujo objetivo é corrigir quaisquer problemas em sua função ou deixá-lo mais belo e em equilíbrio com as demais estruturas faciais. Saiba que consiste em um procedimento seguro e que reúne diversos benefícios. Confira, então, os casos em que é indicado e quais são os principais benefícios da rinoplastia!

Em quais casos é aconselhável fazer uma rinoplastia?

Engana-se quem pensa que a cirurgia no nariz é apenas para melhorar a aparência! Há três categorias de rinoplastia, e cada uma atende a necessidades diferentes. Por isso, o médico responsável precisa fazer uma avaliação criteriosa no nariz do paciente, onde devem ser observados os exames médicos, as características físicas da pessoa e suas expectativas relacionadas ao resultado.

As condições dessa análise vão determinar se a cirurgia terá propósito estético, funcional ou reparador. A rinoplastia estética visa deixar o nariz mais bonito. Ou seja, se o nariz for de “batata”, com a ponta mais arredondada, “nariz de Pinóquio” ou com “calombos”, haverá um procedimento corretivo.

A rinoplastia funcional vai resolver problemas relacionados à passagem de ar, como o desvio de septo, melhorando a qualidade respiratória. Já a rinoplastia reparadora trata aqueles narizes que sofreram acidentes, traumas ou enfermidades.

Quais são os 3 principais benefícios da rinoplastia?

Abaixo, você conhecerá os mais destacados benefícios da rinoplastia e como ela pode melhorar em conjunto à aparência e sua saúde!

1.  Melhora a estética e o tamanho do nariz

A rinoplastia geralmente é feita por motivos estéticos. Muitos pacientes sofrem com a aparência do nariz e buscam uma forma de melhorar a autoestima, a confiança em si e maior satisfação no meio social.

A cirurgia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, corrigir ossos sobressaltados, a ponta caída; ou afinar o formato e as asas do nariz. No entanto, é preciso que as expectativas do paciente estejam alinhadas com as do médico, que precisa sempre respeitar a anatomia facial e priorizar a segurança da pessoa.

2.  Melhora na saúde

A função do nariz pode ser afetada pela sua forma, como é o caso do nariz com desvio de septo. Essa característica leva o paciente a desenvolver dificuldades respiratórias, apneia do sono, ronco e maior esforço para as atividades cotidianas.

Além disso, os pacientes com rinite, sinusite e enxaqueca podem se beneficiar da rinoplastia para aliviar os sintomas, visto que a cirurgia vai aumentar o fluxo de ar nas narinas. Ou seja, são pacientes que vão colher muitos benefícios da rinoplastia na sua saúde e melhorar sua qualidade de vida.

3.  Ajuda no pós-trauma

Ao longo da vida, o paciente pode ter alguma doença congênita ou sofrer lesões no nariz que alterem sua forma e função. A rinoplastia, em vários casos, pode ser a melhor solução para a correção.

Os benefícios da rinoplastia pós-trauma podem levar o paciente a viver sua vida normalmente, como era antes da situação traumática. Ele vai respirar melhor e ter um nariz “normal”, sem sequelas da lesão sofrida.

Importante lembrar que tal procedimento só pode ser realizado depois que as estruturas faciais do paciente estejam totalmente desenvolvidas, a fim de que todos os benefícios da rinoplastia sejam plenamente aproveitados.

Por que é importante escolher uma equipe qualificada?

A rinoplastia é uma cirurgia segura — e uma das mais realizadas no mundo. Apesar disso, é importante ter cautela no momento de escolher os profissionais que vão cuidar de seu procedimento.

Independentemente dos proveitos estéticos, a rinoplastia não deve colocar você em risco em nenhum momento. É altamente recomendável ter o suporte de uma equipe médica qualificada e que lhe ofereça total segurança.

Escolha uma equipe que se preocupa em conhecer suas minúcias, as peculiaridades do seu caso e as boas práticas da rinoplastia, de modo que aproveite de verdade todos os benefícios da rinoplastia. Você poderá ter um serviço de excelência e de alto padrão, com o resultado que tanto espera alcançar.

Confie sua saúde na mão de profissionais qualificados e colha todos os pontos positivos citados neste post. Marque agora mesmo uma consulta na FGV Cirurgia Plástica!